UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 16h15

Oito presidentes confirmam presença em posse de Sebastián Piñera

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 25 FEV (ANSA) - Oito governantes sul-americanos, entre eles o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, já confirmaram presença na cerimônia de posse do presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, marcada para o dia 11 de março na sede do Congresso em Valparaíso, a 120 quilômetros de Santiago.

Além de Lula, estarão no evento os chefes de Estado de Argentina, Cristina Kirchner; Bolívia, Evo Morales; Colômbia, Álvaro Uribe; Equador, Rafael Correa; Paraguai, Fernando Lugo; Venezuela, Hugo Chávez; e Uruguai, José Mujica, que assumirá o cargo na próxima segunda-feira.

Por outro lado, o presidente peruano, Alan García, não está presente na lista. Chile e Peru têm enfrentado problemas em suas relações bilaterais, sobretudo depois que Lima levou uma demanda ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, para pleitear a redefinição dos limites marítimos entre as duas nações.

Outro conflito está vinculado à suposta espionagem realizada pelo suboficial da Força Aérea Peruana (FAP) Víctor Ariza Mendoza em favor de Santiago, que nega qualquer envolvimento com o caso.

De acordo com a imprensa local, Ariza Mendoza, preso em outubro do ano passado, admitiu que recebia pagamentos mensais em troca de informações sigilosas sobre o planejamento militar do Peru.

Ainda assim, autoridades de ambas as nações têm manifestado o desejo de trabalhar pela distensão e pelo aprofundamento das relações bilaterais com a mudança de governo no Chile.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h39

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h43

    1,40
    64.110,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host