UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 14h36

Presidente eleito do Uruguai pedirá encontro com Obama no dia de posse

ANSA
MONTEVIDÉU, 25 FEV (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, que se reunirá com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, na próxima segunda-feira, aproveitará esta "oportunidade para convidar o mandatário [dos Estados Unidos] Barack Obama" a visitar o país.

A reunião com Hillary precederá a cerimônia de sua posse, que ocorrerá no mesmo dia e contará com a presença de diversos líderes regionais.

Além do convite a Obama, ainda devem ser abordados no encontro temas bilaterais e relacionados à América Latina. Também estarão presentes o futuro chanceler uruguaio, Luis Almagro, e a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, que preside a Assembleia Geral (Congresso).

A presença de Hillary na cerimônia de posse "é uma forte jogada por parte dos Estados Unidos", analisou Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro, que venceu o segundo turno das presidenciais uruguaias, em novembro de 2009, ao derrotar o ex-mandatário conservador Luis Lacalle.

A norte-americana permanecerá por apenas um dia em Montevidéu, onde também se reunirá com a argentina Cristina Kirchner. Posteriormente, Hillary visitará Brasil, Chile, Costa Rica e Guatemala.

Para a posse do segundo governante consecutivo da coalizão de esquerda Frente Ampla já estão confirmadas as presenças de diversos chefes de Governo, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Lugo (Paraguai), Michelle Bachelet (Chile), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador), entre outros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host