UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 14h50

Corte rejeitou proposta de referendo sobre terceiro mandato de Uribe, diz imprensa

ANSA
BOGOTÁ, 26 FEV (ANSA) - A Corte Constitucional da Colômbia teria rejeitado hoje a proposta que convocaria um referendo sobre a possibilidade de que o presidente Álvaro Uribe concorra ao terceiro mandato consecutivo nas eleições marcadas para maio, segundo informações da imprensa local.

O jornal El Tiempo, um dos principais do país, afirma em sua página de internet que rumores indicam um placar contrário à medida. Dos nove juízes que integram o tribunal, de acordo com estas informações, oito decidiram impedir o avanço do processo. Apenas um teria concordado com a realização da consulta.

Outra versão, esta veiculada pelo El Espectador, afirma que o placar foi de 7 a 2, também contra a proposta. Há um clima de muita expectativa na Colômbia desde a manhã de hoje, quando os magistrados se reuniram para a votação. Uma entrevista coletiva é esperada para as próximas horas, assim que terminar a sessão plenária.

Uribe, que está no poder desde 2002 e evita falar sobre seu eventual desejo de tentar a segunda reeleição, afirmou hoje que "continuará trabalhando pelo país" seja qual for o entendimento da corte.

Mesmo sem ser candidato oficialmente, o presidente é visto como favorito para as eleições, já que sustenta altos níveis de aprovação, motivados sobretudo por sua política de "segurança democrática", dedicada a combater o narcotráfico e as guerrilhas que agem na Colômbia.

Nesta semana, ele rompeu o silêncio e respaldou, ainda que de forma moderada, a realização do referendo. "Creio que é correto que os colombianos digam se estão de acordo ou não com a reeleição", disse ele, segundo o El Tiempo.

No início do mês, vazaram na imprensa informações sobre o parecer do relator do caso na Corte Constitucional, Humberto Sierra, segundo o qual o referendo devia ser rejeitado por causa de irregularidades observadas no trâmite da proposta, que foi aprovada pelo Legislativo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host