UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 17h23

Governo do Equador analisa suspensão de processo contra autoridades da Colômbia

ANSA
QUITO, 26 FEV (ANSA) - A decisão do juiz equatoriano Francisco Revelo, de suspender o processo contra o ex-ministro da Defesa colombiano Juan Manuel Santos e outros membros do governo de Álvaro Uribe, está sendo analisada pelo gabinete de Rafael Correa.

O processo referia-se ao caso da incursão militar realizada ilegalmente pelo Exército colombiano ao território equatoriano, em março de 2008, contra um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A ação deixou 26 mortos e fez com que Quito rompesse as relações diplomáticas com Bogotá.

O ministro equatoriano de Segurança, Miguel Carvajal, informou que, no momento, o governo analisa os argumentos jurídicos que levaram à decisão, contudo, não pretende intervir, já que, segundo reiterou, no país está "garantida a independência" dos Poderes do Estado.

Mais cedo, ao suspender o processo, o magistrado argumentou que não havia provas suficientes para responsabilizar os acusados e que eles não contaram com a defesa apropriada.

Além de Santos, o ex-comandante das Forças Armadas colombianas Freddy Padilla, o diretor da Polícia, Oscar Naranjo, e o ex-chefe do Exército Mario Montoya também foram processados, sob a acusação de serem os autores intelectuais do bombardeio.

O julgamento era um dos temas considerados "sensíveis" da parte do governo de Álvaro Uribe para o pleno restabelecimento do relacionamento bilateral com o Equador.

No início da semana, em um novo gesto de aproximação, após se reunirem no México, Uribe e Correa anunciaram a convocação de uma comissão, com o objetivo de restabelecer e fortalecer os laços entre as nações.

No início do mês, os governantes se encontraram pela primeira vez desde o rompimento das relações, durante uma reunião extraordinária da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada em Quito, com o objetivo de discutir a ajuda que seria enviada ao Haiti.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host