UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 13h11

Juiz equatoriano suspende ação contra autoridades colombianas

ANSA
QUITO, 26 FEV (ANSA) - O juiz encarregado do caso do ataque militar executado sem autorização pela Colômbia a um acampamento guerrilheiro em território equatoriano desistiu de processar o ex-ministro da Defesa daquele país Juan Manuel Santos.

A ação ocorreu em março de 2008 e resultou na morte de 26 pessoas, entre elas o então número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes. Em retaliação à invasão, Quito rompeu os vínculos diplomáticos com Bogotá. Recentemente, ambos países começaram a restabelecer os laços bilaterais.

De acordo com o jornal El Comercio, o juiz provincial Francisco Revelo também decidiu não se pronunciar contra ou a favor do ex-comandante das Forças Armadas colombianas Freddy Padilla, do diretor da Polícia, Oscar Naranjo, e do ex-chefe do Exército Mario Montoya.

A alegação do juiz foi de que não há provas suficientes para responsabilizar os acusados e que eles não contaram com a defesa apropriada. Com isso, o processo fica temporariamente em suspenso, à espera de novas evidências.

Os colombianos respondem em Quito como autores intelectuais do bombardeio ao acampamento das Farc, que estava localizado na zona fronteiriça de Angostura.

O julgamento era um dos temas considerados "sensíveis" da parte do governo de Álvaro Uribe para o pleno restabelecimento do relacionamento bilateral com o Equador, cujas conversas foram retomadas no segundo semestre de 2009.

Na segunda-feira, Uribe e seu homólogo Rafael Correa mantiveram uma reunião no México, durante a XXI Cúpula do Grupo do Rio e a II Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc) para avançar na retomada dos laços diplomáticos.

Em agosto do ano passado, durante o encontro da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) realizado na Argentina, o colombiano pediu que seu colega pusesse fim ao processo envolvendo seus ex-funcionários. Correa, por sua vez, respondeu que não podia tomar decisões que correspondem ao Judiciário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,85
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h03

    -1,22
    74.471,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host