UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 14h37

Lula faz elogios a presidente eleito do Uruguai

ANSA
MONTEVIDÉU, 26 FEV (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou, em entrevista à imprensa do Uruguai, que a eleição de José Mujica à presidência desse país, é motivo de "alegria" para a América Latina e agrega um "extraordinário" capítulo à região.

Em entrevista ao jornal La Diaria, Lula afirmou que a eleição do "amigo" Mujica representa o aprofundamento de uma experiência "sem igual" na história do Uruguai, acrescentando um "extraordinário capítulo" na trajetória do continente "rumo a um desenvolvimento verdadeiramente democrático".

Ele "traz ao governo a rica experiência de um homem que dedicou sua vida à emancipação dos trabalhadores e de amplos setores da sociedade", analisou Lula, que viajará a Montevidéu na próxima segunda-feira para assistir à cerimônia de posse de Mujica.

O presidente brasileiro ponderou ainda a coerência política de Mujica que, segundo ele, leva "entusiasmo" e "maturidade" ao governo, além de aprofundar e dar continuidade ao processo iniciado por Tabaré Vázquez, primeiro chefe de Estado de esquerda dessa nação.

Nesse sentido, Lula ainda enfatizou que tanto o Partido dos Trabalhadores quanto a coalizão uruguaia Frente Ampla teve"paciência" para chegar ao governo, mostrando que "é possível governar para todos".

Sobre as relações bilaterais, o mandatário recordou que o Brasil é o primeiro parceiro comercial do Uruguai e garantiu que Mujica "pode ter certeza" de que terá o empenho do governo brasileiro pela consolidação dos laços, conquistada durante a gestão de Vázquez.

Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro, de 74 anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais e será o segundo mandatário pela aliança esquerdista. Ele assumirá a presidência do Uruguai na próxima segunda-feira.

Além de Lula, já confirmaram presença a argentina Cristina Kirchner, o paraguaio Fernando Lugo, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, entre outros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,33
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h50

    1,45
    62.566,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host