UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 18h14

Lula visita túmulo de arcebispo assassinado em El Salvador

ANSA
SAN SALVADOR, 26 FEV (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou hoje, em San Salvador, o túmulo do arcebispo Oscar Arnulfo Romero, assassinado em 1980, sobre o qual foi depositada uma oferenda de flores.

Segundo Lula, o monsenhor Arnulfo Romero teve grande influência em sua trajetória política, principalmente na década de 1970, quando chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele se referiu ao religioso como um símbolo da luta da Igreja na América Central.

Arnulfo Romero foi assassinado em 24 de março de 1980, um dia depois de fazer um discurso no qual pediu às Forças Armadas do país que recuperassem "a consciência" e se negassem a atacar a população salvadorenha.

"Quero fazer um chamado, de maneira especial, aos homens do Exército. Frente a uma ordem para matar dada por um homem, deve prevalecer a lei de Deus que diz: 'Não matar'. Nenhum soldado está obrigado a obedecer a uma ordem contra a lei de Deus", declarou o monsenhor na ocasião.

Lula recordou também o impacto sentido entre as pessoas que lutavam pelas liberdades democráticas quando a notícia da morte do religioso foi divulgada.

Para ele, os autores do crime conseguiram eliminar apenas o corpo do chamado "bispo mártir", porque suas ideias continuaram a ser disseminadas.

Lula fez a visita acompanhado do presidente salvadorenho, Mauricio Funes, sua esposa, a brasileira Vanda Pignato, e demais autoridades de ambos os países. A comitiva foi recebida na catedral Metropolitana de San Salvador pelo bispo auxiliar da cidade, dom Gregorio Rosa Chávez.

Os presidentes depositaram uma oferenda sobre o túmulo do religioso, cujo processo de canonização foi iniciado pela Igreja em 1990. Funes se referiu ao arcebispo como seu "guia espiritual".

Lula chegou ontem à noite a El Salvador e deve assinar acordos bilaterais sobre saúde e segurança, além de memorandos referentes a agricultura familiar e desenvolvimento social.

O país centro-americano é a última etapa de um giro feito pelo presidente durante toda a semana. Entre segunda e terça-feira, Lula esteve no México. Depois, passou por Cuba e Haiti, antes de desembarcar em El Salvador.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host