UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 20h01

Mujica participa de ato em Montevidéu para lançar candidata à prefeitura

ANSA
MONTEVIDÉU, 26 FEV (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, que toma posse nesta segunda-feira, participou hoje de uma caminhada em Montevidéu acompanhado de Ana Olivera, candidata da coalizão Frente Ampla à prefeitura da capital.

Durante o evento, ele afirmou que sente um grande orgulho por poder governar o país. Aos 74 anos, Mujica venceu eleições realizadas em novembro também pela Frente Ampla.

"A mim caberá ser o presidente do povo uruguaio, e sinto um grande orgulho, mas quem fez essa magia foi nosso povo, e tenho de reconhecer isso", disse.

A marcha, promovida para lançar o nome de Olivera ao governo de Montevidéu, percorreu dez quadras da avenida 18 de Julio, a principal da cidade, e contou com a presença de cerca de mil militantes da aliança de esquerda Frente Ampla.

O ato foi encerrado na Praça Independência, mesmo local em que será realizada a cerimônia de posse do futuro mandatário, na segunda-feira.

Em conversa com jornalistas, Olivera disse esperar que sua campanha tenha como principal característica "o contato com as pessoas". Para tanto, ela afirmou que pretende percorrer Montevidéu "palmo a palmo".

A candidata da Frente Ampla é apontada como favorita a vencer o pleito marcado para o dia 9 de maio. Pesquisas de intenção dão a ela índices de preferência superiores a 50%.

Olivera tem 56 anos e milita no Partido Comunista, força que integra a Frente Ampla. Se eleita, será a primeira prefeita de Montevidéu em 101 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,55
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h33

    -0,38
    75.318,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host