UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 11h11

Representantes religiosos fazem manifestação neste domingo no Vaticano

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 26 FEV (ANSA) - Representantes da Igreja Católica e de outras instituições religiosas do Oriente Médio farão uma manifestação a favor dos cristãos do Iraque neste domingo, na Praça São Pedro, no Vaticano.

A ação foi anunciada pela associação italiana Salva I Monasteri. Os participantes se reunirão às 11h30 locais (7h30 no horário de Brasília) a fim de assistir à celebração do Angelus, presidida pelo papa Bento XVI.

Ontem, o Pontífice expressou "sua profunda dor" devido aos ataques recentes ocorridos no Iraque. Na quarta-feira, um atirador invadiu a casa de uma família sírio-católica no norte do país e matou o pai e seus dois filhos. Nas últimas duas semanas, cinco cristãos foram assassinados na mesma região, onde a violência contra estas pessoas é histórica.

O patriarca da Igreja de Antioquia dos Sírios-Católicos, Ignace Youssif III Younan, enviou uma carta ao premier Nuri al-Maliki afirmando que "os cristãos estão sendo assassinados, atacados e imolados nas estradas, escolas e também nas próprias casas, somente por sua filiação religiosa".

O chefe sírio-católico ressaltou que, se o governo não tem condições de proteger a comunidade minoritária, então "deve dar-lhes as armas para poderem se defender". No Iraque, 96,5% da população é islâmica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host