UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 14h58

Chancelaria italiana acompanha situação de cidadãos do país no Chile

ANSA
ROMA, 27 FEV (ANSA) - O Ministério das Relações Exteriores da Itália informou que até agora não há nenhum cidadão do país europeu entre as vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile às 3h34 de hoje.

"No entanto, é um dado provisório que exige verificações contínuas", afirmou o responsável pela Unidade de Crise da chancelaria, Fabrizio Romano, em entrevista à imprensa local.

De acordo com ele, o ministério "está procurando completar o quadro da situação" dos italianos registrados no Chile, que são cerca de 50 mil. Na cidade de Concepción, próxima ao epicentro do abalo, há 500.

Além disso, a Chancelaria enviou uma mensagem aos compatriotas que se encontram por trabalho ou férias nas ilhas do Pacífico, ameaçadas de serem atingidas por tsunamis, que contatem imediatamente as autoridades locais.

A medida visa informar os italianos das medidas de prevenção que devem ser adotados no caso das ondas gigantes atingirem a costa, como centros de pesquisa anunciaram que pode acontecer.

"Chamamos a atenção dos nossos conterrâneos para que se ponham em contato com as autoridades do lugar" e que informem a Unidade de Crise de sua posição, pediu Romano.

A Chancelaria também recomendou que esse é o "momento de adiar as viagens não necessárias ao país". O aviso foi publicado em um site do ministério voltado à segurança dos turistas.

Segundo a nota "estão suspensos por hora os voos de linha do aeroporto de Santiago e as comunicações (em particular telefônicas e internet) de e para o Chile estão particularmente difíceis, como aliás acontece em situações semelhantes".

Segundo o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, o número de mortos em decorrência do tremor é de 122 pessoas até agora.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host