UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 11h10

Nicarágua aguarda informações sobre alerta de tsunami na região

ANSA
MANÁGUA, 27 FEV (ANSA) - Autoridades da Nicarágua acompanham "com expectativa e esperam mais informações" sobre a possibilidade de um tsunami atingir também o país, após o terremoto de 8,8 graus que abalou o centro-sul do Chile, devastando parte da cidade de Concepción.

Mario Bodán, especialista em sismologia do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais, informou à ANSA que "já se sabe da possibilidade de um tsunami nos países do Pacífico, entre eles a Nicarágua, mas ainda ha informes muito imprecisos".

Fontes da presidência, por sua vez, informaram que o mandatário Daniel Ortega já conversou com o chefe do Exército, Julio Avilés, e com membros da Defesa Civil para analisar eventuais procedimentos.

Ortega também entrou em contato com membros do governo chileno, mas não se sabe detalhes sobre o conteúdo das conversações.

A Nicarágua é considerado um dos países com maior risco sísmico na região. A capital da nação centro-americana, Manágua, já foi destruída duas vezes por terremotos, em 1931 e 1972.

Segundo o instituto nicaraguense, o país sofreu hoje um abalo sísmico de 3,1 graus na escala Richter, sem reportar danos e nem vítimas. O epicentro do tremor se localizou a cerca de 150 quilômetros ao sudoeste de Manágua.

Por outro lado, o Peru decidiu levantar o alerta de tsunami, declarado logo após o tremor registrado no Chile, às 3h34 locais. Outros países -- como Equador, Colômbia, Panamá e Costa Rica -- também estão em estado de atenção.

De acordo com o oceanógrafo Walter Flores, a onda de 1,5 metro, registrada na localidade chilena de Valparaíso, chegou ao Peru com 0,5 metro, o que significa que não há riscos para o país.

Segundo autoridades norte-americanas, o risco de tsunamis se mantém nos países costeiros e insulares, incluindo o México e outras nações da América Central e América do Sul.

No Chile, pelo menos 78 pessoas morreram, segundo último balanço do governo. As autoridades locais ainda trabalham nas operações de socorro e resgate e foi declarado estado de catástrofe nas áreas atingidas pelo tremor.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host