UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 12h37

Países da América Latina expressam solidariedade e oferecem ajuda ao Chile

ANSA
BOGOTÁ, 27 FEV (ANSA) - Diversas nações já expressaram sua solidariedade à presidente do Chile, Michelle Bachelet, que desde as primeiras horas da manhã coordena as operações de resgate e ajudas nas regiões devastadas pelo terremoto que atingiu o país na madrugada de hoje.

O governo da Colômbia manifestou hoje sua solidariedade e se colocou à disposição para ajudar nas operações de resgate, caso as autoridades chilenas necessitem.

Bogotá informou ainda que seu embaixador em Santiago do Chile, Carlos Julio Gaitán, prestará "todo o acompanhamento e assistência necessários aos compatriotas que tenham sido afetados pelo terremoto".

Já o presidente peruano, Alan García, deixou de lado a recente crise diplomática pela qual as duas nações passam, devido a um processo em julgamento no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, e ofereceu sua colaboração.

"Estendemos nossa solidariedade e estamos a serviço do governo e do povo chileno para o que esse país precisar", afirmou García em um ato oficial.

Por sua vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expressou sua preocupação pelo terremoto e ordenou que seu gabinete analise medidas para colaborar com esse país, segundo informou o Itamaraty.

Também a Espanha se disse disposta a ajudar. O chefe de Governo espanhol, José Rodríguez Zapatero, enviou um telegrama a Bachelet, no qual diz estar à disposição para "qualquer ajuda".

Fontes do Executivo espanhol também informaram à ANSA que já foi ativada uma operação emergencial para o caso "de o Chile solicitar ajuda, que poderá ser enviada o quanto antes".

De acordo com último balanço, do Ministério do Interior, o número de mortos no terremoto que devastou o centro-sul do Chile às 3h34 locais já chegou a 82. As localidades afetadas, principalmente nas províncias de Bío Bío e Talca, ainda continuam sem os serviços de telecomunicações, eletricidade e água potável.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host