UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 10h17

Papa encerra semana de retiro espiritual dizendo que o homem não deve viver isolado

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 27 FEV (ANSA) - O papa Bento XVI encerrou os exercícios espirituais mantidos junto à Cúria Romana durante esta semana afirmando que o homem "não é perfeito em si", mas por pensar a realidade necessita "da relação", de "escutar o outro" e, sobretudo, de Deus.

A cerimônia de conclusão do retiro espiritual ocorreu na manhã de hoje, na Capela Redemptoris Mater do Palácio Apostólico, no Vaticano.

O Pontífice citou a oração de Salomão, que pede a Deus "um coração que escuta". De acordo com Bento XVI, o texto resume "toda a visão cristã do homem", o qual só pode "conhecer" e "tornar-se" ele mesmo ao ouvir o outro e o divino.

O Papa dirigiu seu pronunciamento principalmente aos sacerdotes, ressaltando que não é no 'eu' isolado que se pode "realmente escutar a Palavra: só no 'nós' da Igreja, no 'nós' da comunhão dos santos".

Os exercícios espirituais -- que acontecem anualmente na época da Quaresma -- foram conduzidos neste ano pelo padre salesiano Enrico dal Covolo. O tema da semana de meditações foi "Lições de Deus e da Igreja sobre a vocação sacerdotal".

Com a realização da atividade, o Papa não participou de nenhuma audiência durante a semana que passou. O Pontífice também não compareceu a atividades públicas e a reuniões da cúria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h29

    0,19
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h32

    0,67
    63.680,07
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host