UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 13h28

Presidente eleito do Uruguai acompanha com 'preocupação' a situação no Chile

ANSA
MONTEVIDÉU, 27 FEV (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, que assumirá a presidência de seu país na próxima segunda-feira, disse acompanhar com "preocupação e atenção" a situação do Chile, onde um terremoto deixou mais de 80 mortos na madrugada de hoje.

Segundo informou a rádio local El Espectador, Mujica ainda não conseguiu falar com a mandatária Michelle Bachelet, devido aos problemas nas redes de comunicações, ocasionados pelo abalo sísmico, de 8,8 graus na escala Richter.

De acordo com fontes do governo eleito, o uruguaio se colocará à disposição de Bachelet assim que assumir o comando do país. A chefe de Governo do Chile, que desde as primeiras horas do dia está à frente das operações de resgate e socorro, já cancelou a viagem que faria ao Uruguai, segundo informaram à ANSA fontes diplomáticas de Santiago em Montevidéu.

Bachelet viajaria ao Uruguai na próxima segunda-feira para assistir à cerimônia de posse de Mujica. Este seria um de seus últimos compromissos à frente do governo de seu país, já que no próximo dia 11 ela entregará a presidência ao seu sucessor, o empresário Sebastián Piñera.

Também o presidente boliviano, Evo Morales, expressou sua solidariedade ao Chile e ofereceu "todo o apoio que nossas possibilidades permitam". "Vamos compartilhar o pouco que temos. Convoquei uma reunião de emergência para esta tarde para planejar a ajuda que podemos enviar aos irmãos do Chile", anunciou o mandatário.

Morales ainda recordou a Bachelet que "construímos nestes quatro anos um clima de confiança mútua. Neste momento de tristeza para seu povo, quero reiterar a nossa solidariedade".

No Chile, a emissora de TV estatal Televisión Nacional já fala em 180 mortos na tragédia. Este número, contudo, não foi confirmado pelas autoridades. Antes, o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, disse que a cifra oficial era de 82 vítimas fatais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host