UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 10h35

Terremoto provoca caos e destrói parte da cidade chilena de Concepción

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 27 FEV (ANSA) - O terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu hoje o Chile destruiu diversas construções, deixou estradas bloqueadas e ocasionou incêndios na cidade de Concepción, próximo ao epicentro do tremor, que permanece totalmente "às escuras".

Imagens de emissoras de TVs locais e internacionais mostram casas e pontes destruídas, locais em chamas, além de outros diversos danos materiais. Segundo testemunhas, os prejuízos são "incontáveis". A região permanece sem energia elétrica, sem serviços de telecomunicações e em algumas áreas também foi interrompido o fornecimento de água potável.

De acordo com posts na rede de microblogs Twitter, entre os locais incendiados está a Universidade de Concepción. Esta informação, contudo, não foi confirmada por fontes oficiais.

O epicentro do abalo sísmico, registrado às 3h34 locais, se localizou a 90 quilômetros a nordeste de Concepción, capital da região de Bío Bío e que é a segunda maior cidade do país.

De acordo com o presidente do Instituto Italiano de Vulcanologia (IMGV, na sigla em italiano), Enzo Boschi, o tremor que golpeou o centro-sul da nação sul-americana "é 30 mil vezes mais forte que o terremoto que atingiu L'Aquila" em abril do último ano.

A cidade italiana de L'Aquila, capital da região de Abruzzo, foi devastada por um tremor no dia 6 de abril de 2009. Quase 300 pessoas morreram na tragédia e pelo menos 50.000 ficaram desabrigadas.

Após o tremor de hoje, o Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos ampliou o alerta de tsunami a todos os países do litoral do Pacífico. México, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas estão entre as nações incluídas no novo alerta.

O argentino Instituto Nacional de Previsão Sísmica (Inpres) também lançou alertas no país, após informar que réplicas do abalo foram sentidas na região argentina dos Andes, sem causar vítimas ou danos materiais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host