UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 13h09

TV estatal chilena eleva a 180 o número de mortos em terremoto

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 27 FEV (ANSA) - A emissora de TV estatal Televisión Nacional informou que o número de mortos no terremoto que atingiu o Chile na madrugada de hoje já chegou a 180, o que ainda não foi confirmado pelas autoridades do país.

Pouco antes, o presidente eleito do país, Sebastián Piñera, que assumirá o governo no próximo dia 11, informou que pelo menos 122 pessoas tinham morrido. O ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, por sua vez, disse que a cifra oficial é de 82 vítimas fatais.

Desde o início da manhã, os dados sobre as vítimas do tremor de 8,8 graus na escala Richter, que abalou o centro-sul do país, tem sido atualizado constantemente. No momento, a presidente chilena, Michelle Bachelet, sobrevoa as regiões atingidas.

As zonas afetadas -- que tiveram parte de suas construções destruídas, incêndios e outros diversos danos materiais -- estão em estado de catástrofe, sem comunicação telefônica, eletricidade e água potável.

O Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos, por sua parte, elevou o alerta de tsunami a todos os países do litoral do Pacífico. México, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Japão e Filipinas estão entre as nações incluídas no alerta. Contudo, Pérez Yoma desestimou o risco de tsunami na região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host