UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 16h16

Vítimas fatais de terremoto no Chile chegam a 147

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 27 FEV (ANSA) - O número de mortos em decorrência do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile na madrugada de hoje já é de 147, de acordo com o Escritório Nacional de Emergência local (Onemi, na sigla em espanhol).

O epicentro do abalo sísmico foi registrado a 55 quilômetros de profundidade e a 90 quilômetros de distância da cidade de Concepción, a segunda maior do país. De acordo com o governador da região de Bío Bío, Jaime Tohá, há cerca de 100 pessoas soterradas sob os escombros de um edifício de 14 andares na região central do município.

Para resgatar as vítimas dos desabamentos, estão chegando a Concepción especialistas da equipe chilena que ajudou nas buscas por vítimas em Porto Príncipe, após o terremoto de janeiro que devastou a capital haitiana e matou mais de 200 mil pessoas.

Além disso, a população da cidade também começa a ser afetada por saques. De acordo com relato fornecido à ANSA pela jornalista Milena Lister, moradores saíram hoje de suas camas, fugiram para as regiões mais altas e "ao voltar, havia saqueadores por todas as partes".

"Corremos para as colinas porque sempre vivemos com o temor do tsunami", explicou a mulher, que vive na periferia de Concepción. Ela contou que no mar, porém, só ocorreu uma enorme onda que provocou "enorme pânico".

Segundo Lister, o regresso foi duplamente penoso porque as ruas se abriram, faltava luz e água e as comunicações eram muito difíceis.

"À diferença do terremoto de 1985, quando as casas e os edifícios oscilaram, hoje foi um golpe forte, de imediato, prolongou-se e causou pavor", descreveu a jornalista, em alusão ao tremor de terra que atingiu 8 graus na escala Richter e deixou 177 vítimas fatais.

Lister contou também que a região de Concepción está completamente isolada e que os mortos "se contam por dezenas".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host