UOL Notícias Notícias
 

28/02/2010 - 18h07

Felipe Calderón diz que terremoto no Chile exige a união da América Latina

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 28 FEV (ANSA) - O presidente do México, Felipe Calderón, ofereceu hoje a sua homóloga chilena, Michelle Bachelet, "todo o apoio que requisitar" após o terremoto de ontem e falou da "unidade" dos latino-americanos.

"Em um momento como este é quando a unidade dos países da América Latina e do Caribe adquire maior importância", afirmou ele.

Calderón e Bachelet estiveram juntos na XXI Cúpula do Grupo do Rio e na II Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc), realizadas no balneário de Cancún na segunda e terça-feira. No encontro, foi acertada a criação de uma nova entidade regional.

Durante um ato público no estado de Nayarat, onde está em visita de trabalho, Calderón disse confiar que as nações da região, "assim como respaldaram o Haiti, o farão com o povo chileno".

O país caribenho foi atingido em 12 de janeiro por um terremoto de sete graus na escala Richter que devastou a capital Porto Príncipe. Mais de 200 mil pessoas morreram em decorrência do abalo sísmico.

O tremor de terra no Chile ocorreu às 3h34 da madrugada de ontem e alcançou magnitude de 8,8 graus. De acordo com Bachelet, o número de vítimas fatais é de 708 pessoas até agora, e a quantidade de desaparecidos ainda permanece indefinida.

"Reitero a plena disposição do México de brindar toda a ajuda que seja requerida, toda a ajuda que seja possível para que possa este país irmão se recuperar desta tragédia", declarou o presidente.

"O Chile é um país que já esteve com o México nas boas e nas más, e o que nos une são laços de fraternidade. Por isso, dói aos mexicanos a situação difícil pela qual estão passando", afirmou.

Em 1985, o país norte-americano sofreu um terremoto de 8,1 graus na escala Richter que matou mais de dez mil pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h50

    0,27
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h53

    0,29
    64.870,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host