UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 17h01

Em discurso, Mujica pede unidade e promete reduzir pobreza em 50%

ANSA
MONTEVIDÉU, 1 MAR (ANSA) - O novo presidente do Uruguai, José Mujica, fez hoje um chamado à unidade e à cooperação durante seu discurso na Praça Independência, em Montevidéu, após receber a faixa do antecessor Tabaré Vázquez.

Diante de milhares de simpatizantes e autoridades -- nacionais e estrangeiras --, o mandatário iniciou seu pronunciamento cumprimentando "todos aqueles que, no Uruguai, exercem alguma autoridade ou responsabilidade política", além de membros de governos vizinhos, do corpo diplomático uruguaio, as organizações sociais e as comunidades religiosas locais.

"É bom recordar que ninguém é mais que ninguém e que governar é construir equipes", disse ele. "Precisamos da colaboração de todos os setores, de todos os que compõem a nossa sociedade."

Em seguida, Mujica mencionou alguns dos objetivos que deverão ser tomados como prioritários por seu governo, como o combate à discriminação, a redução da pobreza e a disseminação do conhecimento.

"Nada mais importante do que cuidar da economia, mas ainda mais importante é lembrar daqueles que ficaram no caminho, e não por solidariedade, mas por conveniência", afirmou.

O presidente também instou os uruguaios a continuarem construindo um país igualitário, "levando oportunidades àqueles que o mercado tentar segregar".

Mujica se comprometeu a "varrer a indigência e diminuir a pobreza em 50% como proposta elementar", além de "massificar o conhecimento e a cultura", favorecendo especialmente "o esquecido interior" do país.

Ao ressaltar a importância de manter relações próximas e solidárias com os países vizinhos, ele lembrou o terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile no último sábado, causando mais de 700 mortes.

"Vemos o Chile, vítima de uma espécie de castigo da natureza. E ontem foi o Haiti. Amanhã, não sabemos o que nos reserva a mudança climática, e temos de estar unidos para sermos solidários a nossos companheiros", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host