UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 18h46

Fora da disputa, Uribe pede votos para continuidade de suas políticas

ANSA
BOGOTÁ, 1 MAR (ANSA) - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, pediu hoje à população que escolha um sucessor que esteja disposto a prosseguir com as políticas de seu governo. As eleições estão marcadas para o dia 30 de maio.

Em entrevista concedida de Montevidéu à rádio RCN, Uribe afirmou ser um homem de "compromissos de alma". Na sexta-feira, a Corte Constitucional do país barrou a realização de um referendo que poderia permitir a ele concorrer ao terceiro mandato.

"Meu compromisso é com a segurança democrática e a promoção dos investimentos como caminho da geração de emprego e empreendimento, além da política social", disse o mandatário.

Com o veto a uma nova candidatura do presidente, seu ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos surgiu como um dos nomes mais bem cotados para sucedê-lo.

Segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, Santos conta com 23% das preferências dos colombianos. O levantamento foi feito pela consultoria Ipsos-Napoleón Franco, que ouviu mil pessoas de 36 cidades e localidades.

O estudo apontou ainda que o principal adversário de Santos poderá ser o senador de oposição Gustavo Petro, do Pólo Democrático Alternativo (PDA), que tem 11% de apoio. Atrás vêm o ex-parlamentar governista Germán Vargas e o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, ambos com 9%.

Nas declarações concedidas hoje, Uribe não se referiu a possíveis candidatos, mas pediu aos eleitores que votem para manter o país no atual rumo.

"Vou votar por uma candidatura que seja a candidatura da segurança democrática, da promoção do investimento, da política social com resultados", assegurou Uribe, que, segundo o levantamento divulgado hoje, tem uma popularidade de 70%.

Embora jamais tivesse declarado publicamente que pretendia concorrer à segunda reeleição consecutiva, Uribe disse em várias ocasiões que seria necessário levar adiante sua política de "segurança democrática", empregada no combate ao tráfico de drogas e às guerrilhas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h20

    0,10
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h21

    -0,57
    63.721,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host