UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 15h54

José Mujica recebe faixa presidencial de Tabaré Vázquez

ANSA
MONTEVIDÉU, 1 MAR (ANSA) - O novo presidente do Uruguai, José Mujica, recebeu hoje a faixa de seu antecessor, Tabaré Vázquez, em um ato celebrado ao ar livre na Praça Independência, em Montevidéu, pela primeira vez.

A cerimônia é acompanhada por milhares de simpatizantes da coalizão de esquerda Frente Ampla, à qual pertencem Mujica e Vázquez, e por alguns presidentes sul-americanos, entre eles o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a argentina Cristina Kirchner e o venezuelano Hugo Chávez.

Mais cedo, quando fez a Declaração de Fidelidade Constitucional, Mujica, um ex-guerrilheiro de 74 anos, disse diante da Assembleia Geral (Congresso) que promoverá uma gestão "ortodoxa" na economia, mas com prioridade na agenda social e na educação, com uma aposta renovada na América Latina e no Mercosul.

"Vamos ser quase ortodoxos na macroeconomia, mas compensaremos sendo heterodoxos, inovadores e atrevidos em outros aspectos, em particular a ter um Estado ativo no estímulo, um país 'agrointeligente'", afirmou.

"Queremos transformar a realidade, terminar com a indigência, [fazer com] que as pessoas tenham trabalho, saúde, previdência social, nada disso se consegue com gritos", enfatizou. Após receber a faixa, Mujica deve fazer um pronunciamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host