UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 12h59

Morales faz 'uma visita de amigo' a Eduardo Galeano

ANSA
MONTEVIDÉU, 1 MAR (ANSA) - O presidente boliviano, Evo Morales, que viajou ao Uruguai para assistir à posse de José Mujica, realizou hoje uma "visita de amigo" ao escritor uruguaio Eduardo Galeano na capital Montevidéu.

"Veio à [minha] casa para uma visita de amigo, supunha que seria uma visita confidencial, uma escapada amistosa, mas a informação se espalhou e quando saiu já havia uma pequena multidão enviando-lhe beijos e abraços", contou Galeano à ANSA.

Morales viajou a Montevidéu para acompanhar a cerimônia de posse de Mujica, que será celebrada na tarde de hoje. O presidente eleito, que será o segundo chefe de Governo da esquerdista Frente Ampla, saiu vencedor do segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai, realizado em novembro de 2009.

Ainda de acordo com Galeano, autor do clássico "As Veias Abertas da América Latina", o encontro com o líder boliviano durou cerca de uma hora. Esta foi a segunda vez que Morales visitou a casa do escritor.

Pelo menos sete chefes de Governo latino-americanos viajaram ao Uruguai para a posse de Mujica, iniciada às 14h locais (13h no horário de Brasília) com uma cerimônia de Declaração de Fidelidade Constitucional no Palácio Legislativo. Entre os mandatários presentes destaca-se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retorna ao Brasil ainda hoje.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,25
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h02

    0,10
    63.821,64
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host