UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 11h30

Uribe é recebido por José Mujica em Montevidéu

ANSA
MONTEVIDÉU, 1 MAR (ANSA) - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, afirmou hoje, após se reunir com o mandatário eleito do Uruguai, José Mujica, que as relações entre as duas nações são e continuarão "excelentes".

"Foi uma reunião prática, amistosa, de irmandade", disse Uribe, ao término do encontro, realizado no Palácio Legislativo, em Montevidéu.

Uribe foi recebido pelo futuro presidente do Uruguai poucas horas antes deste assumir o governo de seu país, em uma cerimônia que será realizada pela primeira vez ao ar livre, na Praça Independência, às 17h locais (16h no horário de Brasília).

Questionado sobre os recentes incidentes com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que também estará presente na cerimônia de hoje, Uribe preferiu não se pronunciar. Ele apenas enviou saudações ao Chile, país que no último sábado foi abalado por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter.

Por sua vez, antes do encontro, Mujica disse à imprensa que seria necessário "colocar panos quentes" nas discussões entre Venezuela e Colômbia. "É preciso mediar", disse ele ao ser perguntado sobre a última discussão de Uribe e Chávez, ocorrida na última semana no México, durante reuniões entre líderes de América Latina e Caribe.

Logo cedo, Uribe foi visto pelas ruas de Montevidéu fazendo uma caminhada. Sem ser reconhecido por muitas pessoas, o mandatário colombiano conseguiu fazer seus exercícios físicos com tranquilidade.

Além dele, acompanharão a cerimônia de posse de Mujica outros seis líderes latino-americanos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mandatária argentina, Cristina Kirchner, e o boliviano Evo Morales. Também já está no país a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, enviada do governo de Barack Obama.

Mujica será o segundo presidente da coalizão de esquerda Frente Ampla, que assumiu pela primeira vez o governo uruguaio com Tabaré Vázquez, eleito no pleito de 2004 e que deixará a presidência com mais de 60% de popularidade, segundo pesquisas divulgadas nos últimos dias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host