UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 10h35

Uruguai: Antes de assumir a presidência, Mujica mantém reuniões bilaterais

ANSA
MONTEVIDÉU, 1 MAR (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, se dirigiu a Montevidéu na manhã de hoje para uma série de reuniões bilaterais, que ocorrerão antes de sua cerimônia de posse, programada para esta tarde.

Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro de 74 anos, deixou sua chácara em Rincón del Cerro, a cerca de 15 quilômetros da capital do país, por volta das 9h locais (8h no horário de Brasília). Ainda pela manhã, ele se reúne com o chefe de Governo da Colômbia, Álvaro Uribe, e com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Em breves declarações à imprensa, Mujica disse que não está nervoso com a cerimônia desta tarde, esclarecendo que hoje está "no céu, amanhã começa o purgatório".

O mandatário eleito também reiterou o empenho de seu governo em ajudar o Chile, após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter, que deixou mais de 700 mortos nesse país. "Temos sorte em viver no Uruguai", complementou Mujica, que já conversou com a mandatária chilena, Michelle Bachelet, para expressar sua solidariedade.

Devido ao abalo sísmico, Bachelet -- que coordena os trabalhos de resposta governamental ao tremor de terra -- cancelou sua presença na cerimônia de posse.

Eleito no segundo turno das presidenciais, realizado em novembro de 2009, Mujica assumirá na tarde de hoje a presidência do país, tornando-se o segundo presidente da esquerdista Frente Ampla no Uruguai e o sexto do regime democrático, após a ditadura militar (1973-1985).

A cerimônia de transmissão da faixa presidencial ocorrerá às 17h locais (16h no horário de Brasília) na Praça Independência, em Montevidéu, pela primeira vez ao ar livre. Entre os líderes que estarão presentes destacam-se o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a argentina Cristina Kirchner e o venezuelano Hugo Chávez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host