UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 14h52

Evo Morales doa metade de salário para ajudar Chile e Haiti

ANSA
LA PAZ, 2 MAR (ANSA) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, doou 50% de seu salário de fevereiro para colaborar com uma campanha destinada a ajudar as vítimas dos terremotos ocorridos no Chile e no Haiti.

Com sua atitude, o mandatário inaugurou hoje a campanha, batizada com o lema "O Chile e o Haiti precisam de você" .

Ele abriu mão de 7.500 bolivianos (cerca de US$ 1 mil) e se disse convencido de que "instituições, personalidades e funcionários também irão contribuir".

Morales pediu especialmente aos funcionários públicos que façam "um grande aporte" e instou os estudantes a realizarem pequenas doações de entre um e cinco bolivianos.

"Isso quase não lhes fará falta, e é para ajudar os nossos irmãos", afirmou. Em valores atuais, um dólar equivale a 7,5 bolivianos.

"Os sindicatos e as organizações sociais foram sempre solidários com esse tipo de tragédias", ressaltou o presidente.

Seu vice, Álvaro García Linera, seguiu o exemplo e anunciou que também irá doar a metade do salário correspondente ao mês passado. O valor é o mesmo oferecido por Morales.

Ele informou ainda que os ministros e vice-ministros vão colaborar com 30% de seus respectivos vencimentos.

A campanha ocorrerá até sábado e as doações poderão ser feitas mediante depósito bancário ou por meio de mensagens telefônicas. Para incentivar a participação, serão sorteados um carro e passagens aéreas.

Como parte da iniciativa, a Bolívia já enviou ao Chile um pacote de ajuda com água potável, medicamentos e mantimentos. Além disso, o chanceler David Choquehuanca viajou ao país vizinho.

No Chile, até o momento foram confirmadas 723 mortes em virtude do tremor de 8,8 graus na escala Richter que atingiu especialmente o centro-sul do país no sábado. O Haiti, por sua vez, tenta se reconstruir após o abalo sísmico de 7 graus ocorrido no dia 12 de janeiro, que fez mais de 200 mil vítimas fatais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host