UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 15h46

Presidente peruano minimiza crises e reitera solidariedade ao Chile

ANSA
LIMA, 2 MAR (ANSA) - O presidente do Peru, Alan García, declarou hoje, antes de embarcar em um avião rumo ao Chile, que este é o momento de demonstrar a "irmandade sul-americana" junto ao país vizinho, atingido por um terremoto na madrugada do último sábado.

"Não é a oportunidade para falar de diferenças, nem direta nem indiretamente, mas sim de irmandade sul-americana, fraternal e humana para com aqueles que sofreram esse desastre horroroso por sua dimensão", afirmou o peruano, que havia sido questionado sobre as divergências entre os dois países.

Atualmente, Chile e Peru travam uma disputa no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, a respeito dos limites marítimos das duas nações.

Além disso, no ano passado um caso de suposta espionagem envolvendo um suboficial da Força Aérea Peruana (FAP), que teria vendido informações sigilosas a chilenos em troca de pagamentos em dólares, gerou uma nova crise bilateral.

"O fundamental é que estendamos a mão ao Chile e expressemos nossa solidariedade nessa tragédia. Que se saiba que estamos profundamente consternados diante do que o Chile está sofrendo", afirmou García.

O chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, e uma equipe de médicos também viajaram.

De acordo com o chefe de Estado peruano, outro avião, um Hércules, partiu com destino à nação vizinha levando um hospital de emergência e ajudas humanitárias.

Durante o período em que ficará no Chile, García pretende dialogar com a presidente Michelle Bachelet para também se inteirar da situação dos peruanos residentes no país.

Segundo informações divulgadas nesta terça-feira pelo Escritório Nacional de Emergência do Chile, o terremoto de sábado, que alcançou 8,8 graus na escala Richter, causou 763 mortes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host