UOL Notícias Notícias
 

03/03/2010 - 10h34

Líder do DEM diz que Brasil deve se posicionar contra programa nuclear iraniano

ANSA
BRASÍLIA, 3 MAR (ANSA) - O Brasil deve "adotar uma postura consonante com a comunidade internacional" em relação ao Irã, afirmou o senador José Agripino Maia, líder do DEM no Senado, ao comentar o tema, que deve ser o mais importante da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

"O Brasil não pode se colocar na contramão dos países modernos, que têm uma preocupação forte com a corrida nuclear no Irã", apontou o senador em declarações à ANSA.

Hillary, que chegou ontem a Brasília, tem uma agenda apertada nesta quarta-feira. Antes de se reunir com o presidente Lula às 15h, ela visita o Congresso, onde conversa com os presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, e se encontra com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para um almoço.

Segundo o Departamento de Estado norte-americano anunciou previamente à viagem, o programa nuclear iraniano será um dos temas da agenda da reunião com o presidente, visto que o Brasil tem se aproximado do governo de Mahmoud Ahmadinejad.

Junto aos outros membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha, os Estados Unidos impulsionam novas sanções para que o país islâmico encerre seu programa de enriquecimento de urânio, sob a acusação de que este tem fins militares. A intenção da Casa Branca seria justamente buscar o apoio brasileiro.

Já em relação a Cuba, país que tem o apoio brasileiro contra o embargo comercial norte-americano, imposto em 1962, o senador acredita que Lula "indignou e frustrou a opinião pública internacional, esperávamos dele uma posição afirmativa sobre direitos humanos".

O Haiti deve ser outro dos assuntos abordados durante a visita de Hillary a Brasília. Depois, a secretária fará uma rápida escala em São Paulo, antes de partir rumo a Costa Rica e a Guatemala.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h29

    -0,61
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h39

    1,46
    64.150,93
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host