UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 08h26

Diretora da Opas entrega ajuda humanitária ao Chile

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 4 MAR (ANSA) - A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mirta Roses, viajou ao Chile para entregar ajuda humanitária para a cidade de Curicó, uma das mais devastadas pelo terremoto de 8,8 graus que atingiu o país no último final de semana. Serão doados ao governo chileno uma ambulância, telefones via satélite, um hospital militar de campanha, oito unidades para atendimentos de emergência, 40 camas e dois postos militares para socorros com quinze leitos cada um.

Roses, que foi recebida por membros da Força Aérea chilena e pelo ministro da Saúde, Álvaro Erazo, informou que a contribuição da organização visa "o que o Chile necessita".

As doações da Opas deverão servir as cidades de Parral, Cauquenes e Curicó e chegarão ao país até amanhã, em oito voos provenientes da Argentina.

O ministro da Saúde, por sua parte, informou que os 13 hospitais de campanha que já foram doados ao Chile por outras entidades e países estão sendo instalados onde a situação é mais emergencial.

"Este conjunto de reações concretas, diretas e imediatas, nos permitem dizer que a solidariedade dos países e organismos internacionais é um elemento muito importante", observou Erazo.

Até o momento, foram registradas 802 mortes em decorrência do tremor que atingiu o centro-sul do Chile na madrugada do último sábado. Após o sismo de 8,8 graus de magnitude, houve mais de cem réplicas.

Nesta noite, um tremor de 6,1 graus na escala Ricther foi sentido no litoral do país, assustando grande parte da população devido à possibilidade de tsunami.

Ontem a presidente chilena, Michelle Bachelet, afirmou que não há risco de falta de alimentos ou energia, e que a situação do país deve se normalizar nos próximos dias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,73
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,00
    65.010,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host