UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 14h51

Imprensa polonesa questiona 'milagre' atribuído a João Paulo II

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 4 MAR (ANSA) - Um jornal polonês questionou hoje a veracidade do milagre atribuído a João Paulo II, ressaltando assim que o processo de beatificação do pontífice, em andamento no Vaticano, poderia sofrer atrasos, o que foi negado por autoridades da Santa Sé.

Os trâmites para a beatificação de Karol Wojtyla foram iniciados em 2005, um mês depois de sua morte. Uma das fases finais do processo é a assinatura do Decreto dos Milagres, para o qual foi escolhido o caso da freira francesa que inexplicavelmente foi curada do Mal de Parkinson após rezar por dois meses para João Paulo II.

De acordo com o jornal Rzeczpospolita, a religiosa teria "uma doença com sintomas semelhantes ao do Mal de Parkinson", diferentemente do que se afirma. "Trata-se do parkinsonismo, que é curável com medicamentos específicos, já o Mal de Parkinson não é curável", teria explicado o neurologista Grzegorz Opala, citado pela publicação.

Contudo, fontes do Vaticano desconstruíram tal hipótese, enfatizando que esta é uma informação "totalmente privada de fundamento".

Em dezembro do último ano, o papa Bento XVI assinou o Decreto das Virtudes de seu antecessor, o que o elevou ao título de "venerável". Esta fase é anterior à comprovação do milagre.

O processo, que fugiu à tradição ao ser iniciado logo após o falecimento do sumo pontífice, poderia ainda ser concluído rapidamente. Especula-se que a Santa Sé tenha a intenção de santificá-lo em outubro, no aniversário do início de seu pontificado.

João Paulo II foi eleito pontífice em 16 de outubro de 1978, após a repentina morte de João Paulo I. Ele permaneceu no posto por cerca de 27 anos, exercendo um dos maiores pontificados da Igreja Católica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,68
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,44
    64.861,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host