UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 18h31

Jornal diz que freira curada por milagre de João Paulo II está doente

ANSA
ROMA, 4 MAR (ANSA) - O jornal polonês Rzeczpospolita, que questionou a veracidade de um milagre atribuído a João Paulo II, disse que a freira francesa supostamente curada do Mal de Parkinson após ter rezado durante dois meses para o papa está "novamente doente".

A nova informação foi veiculada pela agência de notícias católica Kathpress, também da Polônia. Antes, o diário havia dito que a religiosa sofreria de uma doença "com sintomas semelhantes aos do Mal de Parkinson".

"Trata-se do parkinsonismo, que é curável com medicamentos específicos, já o Mal de Parkinson não é curável", teria dito o neurologista Grzegorz Opala, de acordo com a publicação.

Para o Rzeczpospolita, a possível reviravolta no caso atrasaria o processo de beatificação do papa morto em 2005, atualmente em andamento no Vaticano.

No fim do ano passado, o papa Bento XVI assinou o Decreto das Virtudes de seu antecessor, elevando-o ao título de "venerável". Agora, para que o polonês Karol Wojtyla seja beatificado, é necessário comprovar um milagre.

Para a assinatura do Decreto dos Milagres, foi escolhido justamente o caso da freira francesa. Fontes do Vaticano contestaram a informação veiculada pelo Rzeczpospolita, pois a consideram "totalmente privada de fundamento".

Há a expectativa de que a Santa Sé pretenda declarar João Paulo II santo em outubro, aproveitando o aniversário do início de seu pontificado, em 1978.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host