UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 17h35

Na Costa Rica, Hillary Clinton pede mobilização para ajudar o Chile

ANSA
SAN JOSÉ, 4 MAR (ANSA) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, fez hoje na Costa Rica um chamado para que os países do continente se unam em um grande esforço para ajudar o Chile a se recuperar do terremoto ocorrido na madrugada do último sábado.

Hillary é a convidada especial da inauguração do terceiro encontro ministerial da Iniciativa de Caminhos para a Prosperidade nas Américas, foro regional que reúne 15 países, além de observadores e entidades internacionais.

De acordo com a chefe da diplomacia norte-americana, "reuniões como a que serão realizadas entre hoje e amanhã na Costa Rica garantem a participação regional em uma busca ordenada por maior progresso, que permita aproveitar os Tratados de Livre Comércio para um desenvolvimento sustentável com a natureza".

A agenda de hoje de Hillary também previa um encontro com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, e com sua sucessora eleita, Laura Chinchilla. Posteriormente, ela viaja para a Guatemala, último país que faz parte de seu giro pela América Latina.

A secretária de Estado norte-americana já visitou Uruguai, Argentina, Chile e Brasil nos últimos dias.

No Chile, na terça-feira, ela se reuniu com a presidente Michelle Bachelet, com seu sucessor, Sebastián Piñera, e disse que os Estados Unidos "estão prontos" para ajudar o país. Até o momento, foram confirmadas 802 mortes causadas pelo tremor, que afetou dois milhões de pessoas.

"Queremos trazer não apenas solidariedade, mas os suprimentos específicos e necessários para a reconstrução do país", disse ela em Santiago.

Já ontem, em Brasília, Hillary foi recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo chanceler Celso Amorim. A agenda esteve dominada pelo debate sobre as novas sanções que poderiam ser impostas ao Irã devido a seu programa nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host