UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 18h10

Ban Ki-moon anuncia ajuda de US$ 10 milhões para o Chile

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 5 MAR (ANSA) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, anunciou hoje uma ajuda de US$ 10 milhões para a reconstrução das áreas devastadas pelo terremoto que atingiu o centro-sul do Chile na madrugada do último sábado.

A informação foi dada após um encontro de uma hora mantido por Ban Ki-moon com a presidente Michelle Bachelet no Palácio de La Moneda, sede do governo chileno. A mandatária agradeceu ao secretário-geral da ONU por sua visita ao país. O sul-coreano, que chegou hoje ao Chile, irá amanhã à cidade de Concepción, uma das mais afetadas pelo tremor, que causou 802 mortes, segundo dados do Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

Deste total de vítimas, 279 foram identificadas, conforme levantamento feito pelo Ministério do Interior.

Para Michelle Bachelet, a presença do secretário-geral da ONU "mostra ao país [que a entidade] vai acompanhar os chilenos neste momento de emergência, colaborando com ajuda técnica e financeira para o processo de reconstrução".

A presidente também elogiou a disposição de Ban Ki-moon de ir às regiões onde a destruição é maior, o que "permitirá [a ele] conhecer diretamente o que muitas pessoas sofreram".

Também hoje, o embaixador do Chile junto à ONU, Heraldo Muñoz, ressaltou a importância de que as empresas também ajudem a população de seu país.

Segundo ele, é essencial que as ações de auxílio superem o âmbito dos Estados e das organizações internacionais, partindo também da iniciativa privada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host