UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 19h20

Condenação não deve afetar decisão de Lula sobre extradição, diz advogado de Battisti

ANSA
BRASÍLIA, 5 MAR (ANSA) - O advogado Luís Roberto Barroso, que defende o italiano Cesare Battisti, disse hoje não crer que a condenação do ex-ativista a dois anos de prisão em regime aberto por uso de passaporte falso possa influenciar a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua possível extradição.

"A sentença não afetará a decisão de Lula", afirmou Barroso à ANSA. "Não creio que o presidente vá adiar sua decisão sobre a possível extradição" em função disso, prosseguiu.

O advogado ressaltou, porém, que não conhece o conteúdo da sentença da 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro, já que não defende o ex-ativista neste caso, mas apenas no que envolve seu pedido de extradição. Por este motivo, disse, pode analisar o tema somente como jurista.

No processo por falsificação de passaporte, por outro lado, quem representa Battisti é o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh.

Em seu país, Battisti foi condenado à prisão perpétua por quatro homicídios ocorridos no fim dos anos 70, quando militava na organização de esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

O italiano foi preso no Brasil em 2007, e atualmente está detido em Brasília, na Penitenciária da Papuda.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o refúgio político que fora concedido a ele pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, autorizando assim sua extradição. No entanto, a corte optou por delegar a decisão final a Lula, que ainda não anunciou nenhum veredicto.

Na opinião de Luís Roberto Barroso, é pouco provável que o presidente use essa condenação para postergar o desfecho do caso. Segundo ele, o ex-ativista pode cumprir a pena aqui ou na Itália, mas seus defensores provavelmente irão recorrer da sentença.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,97
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,99
    64.389,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host