UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 14h31

Presidente do Uruguai quer ir ao Chile para assistir à posse de Piñera

ANSA
MONTEVIDÉU, 5 MAR (ANSA) - O ministro da Defesa do Uruguai, Luis Rosadilla, afirmou hoje que o presidente do país, José Mujica, deverá ir ao Chile para a posse de Sebastián Piñera, cerimonia que será realizada na próxima quinta-feira.

"O presidente tem a firme intenção de ir ao Chile" para a cerimônia de transmissão do cargo de Michelle Bachelet a Piñera, confirmou Rosadilla.

Depois do Chile, Mujica pretende visitar Brasil e Venezuela até o final do mês. Ele deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o venezuelano Hugo Chávez, além de ir à Bolívia também.

Outro líder latino-americano que afirmou que irá ao Chile é o peruano Alan García, que recebeu autorização do Congresso para realizar a viagem.

O ministro da Defesa, que, assim como todo o gabinete de Mujica, assumiu o cargo na última terça-feira, garantiu que o Uruguai continuará enviando ajudas ao Chile, país que foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter no sábado passado.

"Dentro das modestas possibilidades que o Uruguai tem, faremos todos os esforços e contribuições possíveis", indicou Rosadilla.

Segundo o titular da pasta de Defesa, o país deve enviar em breve uma ferramenta que contribua para a obtenção de água potável.

Até o momento, segundo o Escritório Nacional de Emergência do Chile, 802 pessoas morreram em decorrência do tremor, sendo que apenas 279 corpos foram identificados. No entanto, o governo do país admite que pode ter ocorrido um erro nas contagens.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h19

    -0,77
    3,258
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h25

    0,99
    63.853,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host