UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 21h45

Suplicy crê que Lula não mudará de posição após condenação de Battisti

ANSA
BRASÍLIA, 5 MAR (ANSA) - O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou hoje à ANSA que a condenação do ex-ativista Cesare Battisti a dois anos de prisão em regime aberto não modificará a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o pedido de sua extradição, feito pela Itália.

"Acredito que o presidente já tem uma opinião formada sobre o caso. A minha convicção diz que o presidente Lula dará o refúgio [a Battisti], mas não posso falar por ele", disse Suplicy, que integra um grupo de solidariedade ao italiano e é um dos parlamentares mais ativos em sua defesa.

Condenado à prisão perpétua na Itália, onde é considerado um "terrorista", o ex-integrante do grupo de esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) foi preso no Brasil em 2007, quando estava no Rio de Janeiro. Hoje, ele está detido na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Battisti chegou ao país em 2004 com um passaporte falso, motivo pelo qual foi condenado agora pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com a sentença, do juiz Rodolfo Kronemberg Hartmann, ele terá de prestar serviços à comunidade e pagar uma multa de dez salários mínimos.

Quanto a sua possível extradição, a decisão final está nas mãos do presidente. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o refúgio político que havia sido concedido a ele pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, acatando assim o pedido italiano.

A corte optou, porém, por deixar o pronunciamento definitivo a Lula, que deve basear sua posição em um tratado bilateral firmado em 1989.

Berlusconi Suplicy falou ainda sobre o possível adiamento da visita que o premier italiano, Silvio Berlusconi, faria ao Brasil na próxima terça-feira.

"Não conheço os motivos pelos quais Berlusconi teria suspendido sua viagem, mas tenho certeza de que a amizade entre Brasil e Itália continuará", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host