UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 09h29

Teerã pede libertação imediata de iranianos detidos na Itália

ANSA
TEERÃ, 5 MAR (ANSA) - O Ministério iraniano das Relações Exteriores convocou o embaixador italiano em Teerã, Alberto Bradanini, para transmitir um protesto oficial contra a prisão, na Itália, de dois cidadãos do país sob acusação de tráfico de armas.

A convocação foi confirmada pela Chancelaria de Roma. Fontes iranianas disseram à ANSA que a diplomacia do país pediu a libertação imediata de detidos e afirmou acreditar que os acontecimentos são "uma manobra política".

"Acompanhamos seriamente os fatos e o embaixador italiano em Teerã foi convocado para dar explicações sobre a questão", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehman-Parast, segundo a agência de notícias local Irna.

O mesmo veículo destacou que o porta-voz definiu as prisões como "uma outra iniciativa propagandística contra o Irã".

Já a rede de televisão estatal iraniana defendeu que o caso é "uma nova encenação da Itália contra o Irã" e "faz parte do plano americano-sionista de acusar injustamente a República Islâmica".

A emissora também acusou as cadeias Al Arabiya e Al Jazira de "participarem, dando uma mão à nova onda de mentiras contra o Irã".

Os dois iranianos, identificados como Hamid Masoumi-Nejad, de 51 anos, e Ali Damirchilu, de 55, foram detidos na última quarta-feira no âmbito de uma investigação realizada pela Procuradoria de Milão sobre tráfico de armas.

Hamid Masoumi-Nejad é jornalista do escritório de Roma de uma rede televisiva iraniana, enquanto Damirchilu foi encontrado na cidade de Turim.

Além deles, outros cinco italianos foram presos e há dois iranianos fugitivos. O grupo é suspeito de formar uma organização para traficar armas para o país islâmico.

O Irã enfrenta um embargo de comércio de armas em meio a análises da comunidade internacional de aumentar as sanções contra o país como forma de pressionar o governo a dialogar sobre seu programa nuclear.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host