UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 14h42

Em visita a Concepción, Ban Ki-moon reitera 'solidariedade' da ONU ao povo chileno

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 6 MAR (ANSA) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao visitar a cidade de Concepción, a segunda maior do Chile e uma das mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país há uma semana, reiterou hoje o seu apoio e "solidariedade" ao povo chileno.

No aeroporto local, Ban foi recebido por chefes militares e se dirigiu ao centro da cidade, onde foi iniciada neste sábado a demolição do edifício Alto Río, de 14 andares, que desabou devido ao abalo sísmico. Na região, ele também percorreu as áreas mais destruídas e se reuniu com o general Guillermo Ramírez, chefe da zona em estado de catástrofe na região de Bío-Bío.

"Estou aqui para estender minha solidariedade e condolências por todas as pessoas que perderam suas vidas nesta tragédia", declarou Ban, acompanhado do chanceler chileno, Mariano Fernández.

Ban, que chegou ontem ao país, já se reuniu com a presidente Michelle Bachelet e também com o mandatário eleito, Sebastián Piñera, que assumirá o Executivo do Chile na próxima quinta-feira. Após os encontros, ele anunciou uma ajuda de US$ 10 milhões para os trabalhos de reconstrução.

Pela manhã, no centro de Concepción, equipes de resgate encerravam os trabalhos de busca por sobreviventes nos escombros do edifício Alto Río, antes das operações para a demolição do prédio.

Acredita-se que ainda haja uma vítima sob os destroços, mas com o ingresso do "maquinário pesado, não é possível encontrá-la com vida", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Juan Carlos Subercaseux, que coordenava as operações no local.

O terremoto do sábado passado atingiu 8,8 graus na escala Richter e afetou mais de dois milhões de pessoas, causando 802 mortes, segundo dados do Escritório Nacional de Emergência (Onemi). De acordo com o Ministério do Interior, 452 das vítimas fatais já foram identificadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host