UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 18h04

Embaixada italiana envia ajuda humanitária a Concepción

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 6 MAR (ANSA) - A Embaixada da Itália em Santiago enviou um carregamento de uma tonelada e meia de ajuda humanitária à cidade de Concepción, a segunda maior do país e uma das mais afetadas pelo terremoto registrado há uma semana.

A ajuda foi transportada ontem em dois ônibus e consiste principalmente em macarrão, arroz, azeite e outros alimentos não perecíveis. A missão responsável pela entrega dos mantimentos foi liderada por Stefano Catani, que trabalha na representação diplomática.

Os veículos usados na operação -- cada um com capacidade para 44 pessoas -- serão colocados à disposição dos italianos que vivem em Concepción e desejam deixar o local. A maioria deles, porém, mora na cidade há muitos anos.

Hoje, o chanceler italiano, Franco Frattini, também pediu um relatório com informações sobre as dificuldades que os cidadão da nação europeia, residentes nas áreas devastadas, enfrentam para entrar em contato com os órgãos diplomáticos.

"Pedi um relatório, mas devo dizer que em circunstâncias como estas é sempre fácil criticar. A Itália sempre se distinguiu em emergências deste tipo", ressaltou Frattini.

O governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi ofereceu ainda sua disponibilidade para instalar um moderno hospital em uma das regiões mais destruídas pelo terremoto.

O movimento telúrico que abalou o centro-sul do Chile às 3h34 do sábado passado atingiu 8,8 graus na escala Richter, afetando cerca de dois milhões de pessoas. De acordo com o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), foram registradas 802 mortes. Segundo o Ministério do Interior, 452 vítimas fatais já foram identificadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,235
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h20

    -0,10
    74.518,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host