UOL Notícias Notícias
 

08/03/2010 - 17h20

Mujica se reúne com ministros e discute política de contratação de servidores

ANSA
MONTEVIDÉU, 8 MAR (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, manteve hoje seu primeiro encontro com o Conselho de Ministros desde que tomou posse, há uma semana.

Ao término da reunião, a ministra de Desenvolvimento Social, Ana Vignoli, revelou que a situação do sistema carcerário, o desenvolvimento de políticas educacionais e a padronização do regime de contratação de funcionários públicos, alguns dos temas discutidos, foram colocados como as principais "preocupações do presidente".

Segundo ela, quanto à necessidade de revisar o quadro de servidores, ficou marcada para a próxima semana uma audiência de trabalho com os diretores de todos os ministérios. O objetivo é apresentar relatórios referentes a cada pasta.

"Serão colocados na mesa os informes de cada um dos ministérios com respeito a seus quadros de recursos humanos. A partir disso, começará a análise e a padronização dos critérios" para as contratações, explicou Vignoli.

Antes de assumir a presidência, Mujica, que em várias ocasiões prometeu liderar uma gestão "austera" com respeito a gastos públicos, disse que não haveria novos recrutamentos de funcionários, nem por concurso.

Posteriormente, porém, fontes ligadas ao governo minimizaram tais declarações e anunciaram que seriam analisados os critérios empregados para a incorporação de servidores.

Outro ponto abordado foi a definição de estratégias para combater o trabalho informal. Neste ponto, será discutida a possibilidade de conceder benefícios fiscais a empresas que regularizem seu plantel de empregados.

Além disso, foi firmado o primeiro projeto de lei da nova administração, que se refere à "traçabilidade de produtos de origem animal" -- adoção e uso de ferramentas que permitem saber a origem, o histórico e a trajetória de um produto ou de um lote de produtos ao longo de uma determinada cadeia.

A partir desta segunda-feira, Mujica pretende se reunir com a totalidade de seu gabinete de ministros a cada 15 dias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    -0,55
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h58

    1,37
    64.091,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host