UOL Notícias Notícias
 

08/03/2010 - 18h12

Peru e Colômbia mantêm cooperação para monitorar guerrilhas, diz ministro

ANSA
LIMA, 8 MAR (ANSA) - O ministro da Defesa do Peru, Rafael Rey, afirmou hoje que os serviços de inteligência de Lima e Bogotá trocam informações sobre as ações e supostos vínculos mantidos por guerrilheiros de ambos os países.

"Estamos trabalhando com a Colômbia de uma forma muito eficiente, e quero agradecer pelos serviços que nos prestam e pela informação que é muito útil para nossos assuntos internos", afirmou Rey.

Anteriormente, o jornal colombiano El Tiempo revelou ter tido acesso a informações retiradas de computadores que pertenciam a líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

De acordo com a publicação, tais dados -- dentre os quais estão mensagens de e-mail -- comprovariam uma suposta colaboração entre o grupo e a guerrilha peruana Sendero Luminoso.

O El Tiempo afirma que, recentemente, as Farc passaram a ter como algumas de suas prioridades "fortalecer o treinamento, a formação política e as táticas de luta armada dos guerrilheiros peruanos".

O Sendero Luminoso iniciou suas ações em 1980, inaugurando uma década de intensa violência no Peru. Segundo organizações humanitárias, cerca de 70 mil pessoas morreram em virtude dos confrontos. O grupo, de orientação maoísta, perdeu força a partir de 1992, quando foi preso seu líder máximo, Abimael Guzmán.

Rey, no entanto, disse que a revelação do jornal não contém "nenhuma novidade". "Há informação neste sentido. Estive há pouco tempo em Bogotá, reunido com o ministro da Defesa [da Colômbia, Gabriel Silva] e com os chanceleres", afirmou.

O ministro descartou que haja qualquer coordenação entre as duas guerrilhas no plano prático, mas ressaltou que "é evidente a existência de um nexo ideológico".

"De qualquer forma, estamos muito atentos", complementou. Peru e Colômbia dividem uma fronteira comum de 1.600 quilômetros de extensão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host