UOL Notícias Notícias
 

09/03/2010 - 12h49

Presidente do Panamá ressalta parceria com empresas italianas

ANSA
CIDADE DO PANAMÁ, 9 MAR (ANSA) - O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, afirmou que as empresas italianas terão "preferência" nas obras públicas locais, ao se reunir com o vice-ministro do Desenvolvimento Econômico do país europeu, Adolfo Urso.

Relembrando o plano quinquenal de US$ 13,5 bilhões anunciado há algumas semanas, o mandatário ressaltou que, no Panamá, "há muitos setores em que as empresas italianas podem atuar, como o metrô, a construção de hospitais, escolas e estradas".

Martinelli, que possui origens toscanas, também comentou que convidou o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, para a reunião dos presidentes dos países-membros do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica), programada para ocorrer dia 30 de junho no Panamá.

"A partir da conversa com Martinelli, percebemos que há enormes possibilidades para nossas empresas, não só na área de infraestrutura", comentou Urso, que integrou uma comissão formada por cerca de trinta empreendedores italianos.

Segundo o vice-ministro, com as obras para a duplicação do Canal do Panamá, a região "pode se tornar uma plataforma logística para as nossas empresas na região, considerando, entre outros, os acordos de livre comércio entre o país centro-americano e nações como Chile, Estados Unidos e, em breve, Canadá".

A visita da comissão ao Panamá teve como objetivo discutir um contrato para a construção de uma linha de metrô na capital do país centro-americano, com participação de um consórcio italiano.

Além disso, as reuniões oficializaram os trabalhos para a duplicação do Canal do Panamá, cujo projeto é estimado em US$ 3,3 bilhões e será construído por um consórcio integrado pela construtora italiana Impregilo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host