UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 10h17

Bento XVI encoraja sacerdotes e fiéis a se confessarem

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 11 MAR (ANSA) - O papa Bento XVI expressou hoje a importância dos religiosos e fiéis irem ao confessionário, ao discursar durante um encontro que teve com os participantes do curso anual sobre Foro Interno, promovido pela Penitenciária Apostólica.

"É necessário retornar ao confessionário, não só como lugar no qual celebra-se o Sacramento da Reconciliação, mas também como lugar em que os fiéis podem encontrar misericórdia, conselho e conforto, e sentirem-se amados e compreendidos por Deus", disse o Pontífice.

Segundo Bento XVI, a crise do sacramento da penitência chama, principalmente os sacerdotes, para a sua grande responsabilidade de educar o povo de Deus às radicais exigências do Evangelho.

"[A crise, ndr.] Pede para eles se dedicarem generosamente na audição das confissões sacramentais e guiar com coragem os rebanhos", explicou o Papa, ressaltando também que os religiosos devem viver no mais alto nível de conformidade com suas vocações, porque somente assim serão exemplos de uma vida em que há "presença viva e clara do Senhor" e despertarão nos fiéis o "sentido do pecado" e do "perdão".

"Vivemos em um contexto cultural marcado pela mentalidade hedonista e relativista, que tende a cancelar Deus do horizonte da vida, não favorecendo a aquisição de um quadro claro de valores e não ajudando a discernir o bem do mal e a maturar o justo sentido do pecado", observou o Pontífice.

"Diante disto, e nas condições de liberdade em que hoje é possível exercitar o ministério sacerdotal, é necessário que os presbiterianos vivam em coerência com a própria vocação, porque somente quem se torna todo dia presença viva e clara do Senhor pode suscitar nos fiéis o sentido do pecado, encorajar e fazer nascer o desejo do perdão de Deus", concluiu Bento XVI.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host