UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 16h26

Não há informações sobre novas mortes, diz ministro chileno

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 11 MAR (ANSA) - O novo ministro do Interior do Chile, Rodrigo Hinzpeter, disse que ainda não há informações sobre eventuais mortes causadas pelos tremores que voltaram a atingir o país nesta quinta-feira.

Ele falou também sobre o alerta de tsunami que foi emitido nas áreas costeiras. "Em Pichilemu e Bucalemu [na região de O'Higgins] existe um recuo do mar, mas sem as dimensões do que vivemos há alguns dias. Estamos monitorando o litoral de forma permanente", disse.

De acordo com Hinzpeter, o mar ficou bastante agitado, "mas até agora não existem" indícios de que um tsunami foi gerado. De qualquer maneira, por precaução, o novo ministro recomendou à população que vive em áreas costeiras buscar refúgio em locais afastados e elevados.

Na manhã de hoje, pouco antes da cerimônia de posse do novo presidente, Sebastián Piñera, um tremor de 6,9 graus na escala Richter voltou a atingir o Chile. Em um primeiro momento, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que a intensidade havia sido de 7,2 graus.

Foi a réplica mais forte do terremoto do dia 27, de 8,8 graus, que causou grande destruição no centro-sul do país. Cerca de 500 pessoas morreram na tragédia.

Um dos locais mais afetados hoje foi Rancagua, capital da região de O'Higgins, a 90 quilômetros de Santiago, onde foi declarado o estado de catástrofe pelo novo mandatário. "Vou a Rancagua, onde foram registrados os principais danos", disse Piñera.

Em Santiago, o aeroporto chegou a ficar fechado por meia hora, mas já retomou suas atividades, disse Pablo Ortega, membro da Direção Geral da Aeronáutica.

"O aeroporto está funcionando com 100% [de sua capacidade] neste momento. Na primeira meia hora os voos foram postergados para vistoriar as pistas, mas agora os trabalhos estão sendo retomados. Todos os sistemas funcionam", afirmou ele à rádio Bío Bío.

"Houve cenas de pânico entre os passageiros, mas logo os voos foram retomados", complementou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,22
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host