UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 11h52

Presidente do Peru chega ao Chile para participar de posse de Sebastián Piñera

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 11 MAR (ANSA) - O presidente do Peru, Alan García, chegou ao aeroporto de Santiago às 10h da manhã de hoje (mesmo horário de Brasília) e logo partiu para a cidade de Valparaíso, onde ocorre a cerimônia de transmissão do cargo do Executivo chileno.

Na solenidade, que começa ao meio-dia, o mandatário eleito, Sebastián Piñera, será empossado como chefe de Estado em substituição a Michelle Bachelet.

Ainda no aeroporto, García falou algumas palavras, mandando uma saudação afetuosa às vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que abalou o Chile na madrugada de 27 de fevereiro. Cerca de dois milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor e pelo menos 497 morreram.

O mandatário peruano se comprometeu a ter uma relação frutífera com o novo governo de Sebastián Piñera, apesar das relações entre os dois países estarem estremecidas desde que o governo de García enviou ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, uma solicitação para redefinir os limites marítimos dos dois territórios.

O processo foi encaminhado pelo Peru em contrapartida às conversas mantidas por Bolívia e Chile a fim de que a nação de Evo Morales recupere uma saída para o mar, perdida para o país vizinho em consequência de uma guerra travada entre 1879 e 1883.

A solicitação em Haia seguia a hipótese de que o Chile pudesse ceder à Bolívia o território contestado pelo Peru.

García, que chegou ao aeroporto de Santiago protegido por um forte esquema de segurança, também mandou uma saudação a Bachelet. Ele está acompanhado de seu chanceler, José Antonio García Belaúnde.

Esta é a segunda vez em nove dias que o presidente peruano vai ao Chile. No dia 2 de março ele fez uma visita breve a Santiago para entregar ajudas humanitárias às vítimas do terremoto e expressar solidariedade ao povo e governo do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host