UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 12h12

Réplica de 7,2 graus provoca temor entre autoridades presentes na posse de Piñera

ANSA
VALPARAÍSO, 11 MAR (ANSA) - Uma forte réplica de 7,2 graus na escala Richter atingiu há pouco a cidade chilena de Valparaíso, onde ocorre desde o meio-dia a cerimônia de posse do presidente eleito Sebastián Piñera.

O abalo sísmico ocorreu por volta das 11h50, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Cerca de 16 minutos depois, um novo tremor foi sentido tanto em Valparaíso quanto em Santiago.

A réplica de 7,2 graus -- a mais forte já registrada desde o terremoto de 8,8 graus que atingiu o país no dia 27 -- provocou temor entre as 24 delegações estrangeiras e os cerca de mil convidados que permanecem na sede do Congresso chileno, local da solenidade de transmissão do cargo.

Durante a cerimônia de hoje, Piñera receberá a faixa presidencial em substituição à mandatária Michelle Bachelet. Entre outros mandatários, estão presentes Alan García (Peru), José Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina) e Álvaro Uribe (Colômbia).

Em decorrência dos novos abalos, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha chilena declarou alerta de tsunami na costa do país. A população de Concepción, uma das mais afetadas pelo terremoto do mês passado, já busca refúgio em regiões mais altas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h40

    0,41
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,00
    65.010,57
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host