UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 12h39

Sebastián Piñera assume a presidência do Chile

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 11 MAR (ANSA) - O empresário Sebastián Piñera recebeu hoje a faixa presidencial das mãos do líder do Senado, Jorge Pizarro, que a retirou da mandatária Michelle Bachelet, em uma cerimônia realizada no Congresso Nacional, em Valparaíso.

A solenidade, iniciada às 12h, horário de Brasília, é marcada pelo temor diante de novas réplicas do terremoto do último dia 27. O primeiro movimento telúrico, registrado pouco antes do evento, atingiu 7,2 graus na escala Richter.

Piñera, que colocou fim a 20 anos de governos sucessivos da aliança Concertación, assume o país com a difícil tarefa de reconstruir as áreas devastadas pelo abalo sísmico de fevereiro passado, que atingiu dois milhões de pessoas, deixou centenas de mortos e cerca de 500 mil desabrigados.

Pouco depois de Bachelet retirar a faixa presidencial e passá-la para Pizarro, ela cumprimentou o seu sucessor. Ao deixar o centro do plenário, a chefe de Governo foi aclamada pelos presentes.

Entre os presidentes sul-americanos que assistiram à cerimônia estão Evo Morales, da Bolívia, Rafael Correa, do Equador, Álvaro Uribe, da Colômbia, Alan García, do Peru, Fernando Lugo, do Paraguai, e José Mujica, do Uruguai.

Logo depois, Piñera oferecerá um almoço aos líderes e autoridades convidadas e, à tarde, fará uma visita às regiões devastadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host