UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 11h39

Segurança em Constitución é reforçada para visita de Piñera

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 11 MAR (ANSA) - A segurança na cidade de Constitución, onde o terremoto do último dia 27 fez um grande número de vítimas fatais, foi reforçada para a visita do empresário Sebastián Piñera, em sua primeira atividade como presidente do país.

Desde a manhã, a localidade -- que fica na região de Maule e está a 350 quilômetros ao sul da capital Santiago -- está repleta de militares e policiais. Helicópteros também sobrevoavam a cidade, que permanece sem energia elétrica e água, serviços interrompidos com o abalo sísmico e o tsunami, que deixaram ainda centenas de desaparecidos.

Nas primeiras horas do dia, Piñera estava no Palácio Cerro Castillo, em Viña del Mar, junto aos membros de seu futuro gabinete. De lá, ele parte pouco antes das 12h, horário de Brasília, para a sede do Congresso, em Valparaíso, onde será realizada a cerimônia de transmissão da faixa presidencial, prevista para iniciar ao meio-dia.

Em sua visita a Constitución, a ser realizada na tarde de hoje, Piñera se reunirá com os moradores no estádio local, que após o abalo sísmico serviu de apoio aos habitantes da região. Ele também percorrerá a zona costeira e depositará uma oferenda floral em memória das vítimas do terremoto e tsunami.

Depois, o presidente visitará o hospital de campanha, instalado com apoio da Argentina, e firmará um decreto para financiar a reconstrução da localidade. Espera-se ainda que o mandatário anuncie o envio de uma quantia em dinheiro aos setores mais pobres.

Por sua vez, a atual presidente Michelle Bachelet, realizou esta manhã -- no Palácio de La Moneda, sede do governo em Santiago -- o seu último ato como chefe de Governo do país. Na ocasião, ela foi aclamada por seus partidários -- entre os quais havia muitas mulheres. De lá, ela também partiu para Valparaíso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host