UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 17h25

Bispo alemão refuta acusações sobre silêncio da Igreja contra pedofilia

ANSA
ROMA, 12 MAR (ANSA) - O bispo de Regensburg, Dom Gerhard Ludwig Muller, definiu novamente como "falsa e difamatória" a afirmação do Ministério da Justiça da Alemanha, que acusou a Santa Sé de dificultar as investigações sobre pedofilia envolvendo sacerdotes.

Na segunda-feira, a titular da pasta, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, afirmou que "há um muro de silêncio" nas instituições eclesiásticas do país europeu.

"A ministra da Justiça acusa a Igreja da Alemanha de colocar obstáculos para as sanções penais previstas nos casos de abuso sexual", disse o religioso, por meio de uma nota divulgada no jornal vaticano L'Osservatore Romano.

"A afirmação é falsa e difamatória. Pela diocese de Regensburg, refuto-a da forma mais absoluta e peço ao ministério que apresente a prova da acusação", afirma o texto.

Muller informou que, bem como nas demais dioceses do país, em Regensburg são seguidas todas as diretivas da Conferência Episcopal Alemã (DBK, na sigla em alemão), de acordo com as quais qualquer evidência de um crime de abuso é examinada imediatamente e com acuidade.

"Se a suspeita é reforçada, pedimos ao suposto réu que se denuncie. Se o possível culpado não o faz, a diocese informa o Ministério Público. A Igreja Católica propõe-se o papel de fazer justiça à vítima. Se, contra a nossa recomendação, uma vítima decide não denunciar, agimos segundo a vontade dela. Uma obrigação de denúncia não existe", ressalta a mensagem.

As palavras da ministra Leutheusser-Schnarrenberger se referiram à recente divulgação de casos de abuso sexual que teriam ocorrido em escolas jesuítas alemãs nas décadas de 1970 e 1980 e no coro da catedral de Regensburg, que foi dirigido pelo irmão do Pontífice, Georg Ratzinger, durante trinta anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host