UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 14h42

Bispos alemães têm plena confiança em Angela Merkel, diz representante episcopal

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 12 MAR (ANSA) - A Conferência Episcopal Alemã (DBK, na sigla em alemão) disse ter "plena confiança" na chanceler Angela Merkel e nos Ministérios da Educação e da Família, mas faz ressalvas quanto a "insinuações" feitas pela pasta da Justiça sobre o suposto silêncio da Santa Sé ante casos de pedofilia.

A síntese da atual relação entre o governo e a Igreja Católica do país europeu foi feita pelo presidente da DBK, Robert Zollitsch, que se reuniu com o papa Bento XVI para discutir as recentes denúncias de pedofilia que envolvem religiosos alemães.

"A Chancelaria expressou sua plena confiança nos assuntos da conferência episcopal, e a mesma coisa vale seja para a ministra federal da Família [Kristina Schröder], seja para a ministra da Educação [Annette Schavan]", disse ele.

Na segunda-feira, Merkel afirmou que a Igreja "leva a sério" a questão dos abusos sexuais que envolvem instituições católicas alemãs. No mesmo dia, mais cedo, a titular da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, acusara a Santa Sé de dificultar as investigações.

"Quando a ministra da Justiça expressou dúvidas sobre o fato de que nós nos ativéssemos às normas geralmente vigentes, rapidamente rejeitamos essa insinuação, e atualmente estamos avaliando com a ministra quando seria possível marcar um encontro [para discutir a questão]", comunicou Zollitsch.

Ontem, Leutheusser-Schnarrenberger anunciou que propôs ao presidente da DBK uma reunião para o dia 25, mas um porta-voz da conferência declarou ter tido conhecimento do convite através dos meios de comunicação. Segundo ele, o chefe dos bispos estará ocupado nesta data.

Recentemente, vieram à tona suspeitas de casos de pedofilia que teriam ocorrido em escolas jesuítas alemãs nas décadas de 1970 e 1980. Além disso, outras denúncias se referem ao coro da catedral de Regensburg, que foi dirigido pelo irmão do Pontífice, Georg Ratzinger, durante trinta anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host