UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 09h57

México: Calderón repudia discussão entre deputados federais

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 12 MAR (ANSA) - O presidente do México, Felipe Calderón, pediu para que a política do país seja "dignificada", dias após legisladores federais terem discutido em uma sessão da Câmara dos Deputados.

Durante uma visita ao estado de Durango, no centro-oeste do país, o mandatário demonstrou preocupação quanto às consequências que estes acontecimentos causam na população.

"Me preocupa o nível de recriminação, desqualificação e ofensas a que o debate político chegou, em particular nas distintas forças do Congresso na arena pública", disse o chefe de Estado.

Na última quarta-feira, deputados do governante Partido da Ação Nacional (PAN) e do centrista Partido da Revolução Institucional (PRI) mantiveram um caloroso bate-bota devido a um acordo firmado em outubro do ano passado por seus dirigentes.

O pacto, que chegou a ser negado pelos líderes das legendas, previa que o PAN não iria realizar alianças eleitorais com a esquerda em 2011, o que facilitaria a vitória do PRI no estado do México, um de seus bastões políticos. Em troca, o partido centrista aprovaria o Pacote Fiscal para 2010.

As eleições regionais de 2011 são vistas como um medidor da aprovação do governo para o pleito presidencial, que deve ocorrer em 2012.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host